Bruno Notícias

Notícias/Mato Grosso

Agricultores de Nova Guarita denunciam descaso no atendimento do indea

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) de Nova Guarita (MT) Encontra-se fechado

Agricultores de Nova Guarita denunciam descaso no atendimento do indea
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) de Nova Guarita (MT) Encontra-se fechado deste o dia 28/12/2021 por falta de servidor, pois o tanto o servidor do Indea, quanto o servidor da prefeitura que está a serviço do Indea, estão de férias.

O Indea é uma entidade que realiza a certificação sanitária na agropecuária mato-grossense, garante a proteção ao meio ambiente e à saúde de produtores e consumidores. Para os moradores de Nova Guarita é uma situação preocupante os pequenos produtores que compra e vende gado, sem a Guia de Transporte Animal (GTA) e outros documentos exigidos pela legislação vigente, não conseguem comercializar seu gado.

O que os produtores querem saber como um órgão tão importante fica fechado por tanto tempo e como dão ferias para os dois únicos funcionários ao mesmo tempo?

À instituição ficar muito tempo com as portas fechadas quem paga a conta somos todos nós contribuinte.

“Não está certo fazer isso, o cidadão sai da comunidade, chega aqui e está tudo fechado. Se a gente transporta o gado sem o GTA e o órgão fiscalizador pegar somos multados, é revoltante" disse um agricultor.

"As autoridades municipais que tomem providências junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) para que estas situações sejam resolvidas, afinal é para isso que temos os representantes para fiscalizar e cobrar junto aos órgãos competentes. Mas parece que não esta sendo feito". Disse outro agricultor, também revoltado com essa situação.

Nossa reportagem entrou em contado com o representante da Regional do Indea, para ter mais informações para a nossa população e ele respondeu que: “Falta servidores disponível na regional a qual Nova Guarita pertence, normalmente enviamos servidores de outro município que pertence a regional, como tem muitos de férias, dificultou enviá-los para atender aí. Mas, amanhã  dia 14/01 vai estar atendendo um servidor de Itaúba aí em Nova Guarita ok”

Uma das principais atuações do instituto está relacionada à defesa sanitária vegetal e animal, fiscalização e julgamento de processos, inspeção sanitária de produtos de origem animal e fiscalização dos recursos naturais renováveis.

FONTE/CRÉDITOS: NG Notícias
Comentários:

Veja também